sábado, 14 de junho de 2008

Meu bulbophyllum lobbii floriu!

Estou muito feliz, pois hoje meu bulbophyllum floriu, minha orquídea número 10.
É muito exótico se comparado às BLC e as LCs mais comuns nas coleções e nas floriculturas. Mas, estou me acostumando a gostar do meu bulbophyllum, aliás me foi presenteado pelos meus amigos de Ibiúna, o Marcelo e a Eliana. Ele tem característiscas muito interessantes. Fui aos livros e vi as informações sobre ele. Eí-las:

Bulbophyllum lobbii

Origem: Asia
Dimensões da flor: 7 x 11 cm
Haste floral: 12 cm
Altura da planta: 25 cm
Época de floração: o ano todo
Sombreamento: 50%
Temperatura: 10 a 35ºC


fonte:  Orquídeas: Manual Descritivo-Vol.1 - AOSP

E aqui vai a foto do meu...



Gostaria muito de receber informações sobre os bulbophylla (pl. em latim - neutro da 2a declinação - é isso?). Mas quando vi os outros bulbophylla ai eu assustei, são flores muito curiosas, exóticas! Será que são muitas espécies desse gênero? Li que são mais de 1000, será verdade? Será 1000 naturais ou híbridas também. Em que região da Ásia elas dão? Fiquei muito curioso com o jeitão delas. Como um doutor Pardal, acho que um cruzamento de bulbophyllum e cattleya geraria uma aberração... ou estou errado?  Pelo menos, a minha não exalou nenhum odor ruim. Ainda bem, senão não começaria, eu teria que deixá-la lá fora.

Abraços
Adonis

Nenhum comentário: